Consultoria

Os serviços de Consultoria, Peritagem e Assessoria visam disponibilizar ao sistema judicial um conhecimento rigoroso e científico na área da análise geo-espacial, apoiado num modelo de investigação da realidade casuística, objetivo e de alta segurança.
A Geojustiça oferece soluções inovadoras e de grande qualidade ao processo decisório e de prognóstico, aproveitando a mais moderna tecnologia em Sistemas de Informação Geográfica e utilizando fontes de informação totalmente fiáveis.
Os serviços prestados estão direcionados para a descoberta de elementos (e objetivação da prova) que permitam solucionar conflitos relacionados com os:

Direitos reais (v.g. cadastro, histórico de lugares, ocorrência de deslizamentos de terras, alteração da linha de costa, servidões de passagem, desvio de leito de rios e levadas, poços e minas, caminhos públicos, baldios, domínio público hídrico, localização e outros conflitos que se prendem com a propriedade).

Direito administrativo (v.g. servidões administrativas, restrições de utilidade pública, fronteiras/limites de freguesias, concelhos…), em que a análise espacial assume um papel essencial.

Serviços de Consultoria a Advogados

Os serviços de consultoria passam pela: Orientação da seleção da informação geográfica para cada caso em litígio; produção de relatórios que explorem a realidade em litígio; produção de relatórios que constituam matéria probatória suficientemente consistente para a realização do pré-exame para uma avaliação do risco de ação.

Serviços de Assessoria a Magistrados

Os serviços de assessoria ao decisor consistem na recolha e fornecimento de dados para apreciação de questões técnicas, através da leitura e explicação da informação geográfica que é junta aos processos pelas partes, assim como na orientação da recolha de informação geográfica idónea para servir de base à apreciação do caso em análise.

 

Serviços de Peritagem aos Tribunais

Os serviços de peritagem centralizam-se na produção de relatórios de peritagem providos de informação geográfica fiável, clarificadora e ilustrativa que esclareça o mais objetivamente possível a situação de facto.

Benefícios

Promover o refinamento de metodologias e de modelos de análise espacial, baseados no estado de arte da investigação científica nesta área, bem como na sua prática corrente, que contribuam significativamente para a diminuição do risco da prova testemunhal e da incerteza no processo decisório dos litígios que se prendem com a propriedade.

Promover um espírito de autêntica multidisciplinaridade, assessorando os magistrados em questões técnicas, alheias ao saber jurídico, que provenham de investigações e operações que se afirmem como auxiliares na interpretação de testemunhos ou análises de meios de prova e contribuam qualitativamente para a fundamentação da sua decisão.

Abordagem inovadora

O nosso serviço é singular já que tem como ponto de partida a interpretação, a análise e a problematização das necessidades implícitas de cada caso, a seleção da informação geográfica e documental adequada e a aplicação de metodologias específicas para cada tipologia de litígio.

É, por isso, um serviço mais objetivo e seguro que a prova testemunhal, mais sustentado e com maior rigor científico que a tradicional prova pericial.

 

InfoGeoJustiça

A InfoGeoJustiça é uma solução personalizada desenvolvida em função das necessidades pontuais dos advogados na exploração da realidade em litígio. Inclui um acompanhamento permanente ao nível das mais variadas questões que se vão levantando no decurso de uma ação judicial como: seleção da informação geográfica pertinente; trabalho de campo; levantamentos topográficos; apoio na redação dos quesitos; relatórios periciais; produção cartográfica.