Informação Geográfica

Modelos Digitais do terreno e nuvens de pontos

De acordo com as necessidades dos clientes, a Geojustiça em parceria com a Firemap produz um conjunto de informação proveniente de tecnologia VANT (veículos aéreos não tripulados) e de sensores RGB, multiespectrais e LIDAR, como a produção dos modelos digitais do terreno e nuvens de pontos, de elevado rigor, precisão e densidade, a cor real / NIR.

Cartografia vetorial e raster

A Geojustiça encontra-se inscrita na Direção Geral do Território enquanto entidade produtora de cartografia topográfica e temática de base topográfica.

A cartografia que produz é realizada com base em levantamentos dos mais diversos tipos de informação, de acordo com as necessidades dos seus clientes.

Cartografia histórica

Foram vários os Institutos, que ao longo do tempo cartografaram de uma forma sistemática o território Português, sobretudo a partir do séc. XVIII.

Como resultado existe um vasto acervo de informação cartográfica disperso por vários arquivos locais e nacionais.

A Geojustiça procede à recolha, tratamento e análise dessa informação.

Levantamentos topográficos e planimétricos

O trabalho de campo é uma das metodologias mais utilizadas pela Geojustiça, já que permite a identificação de vários sinais do terreno: limites de prédios, vestígios do traçado do caminho, de uma linha de água, entre outros.

Da informação recolhida em campo, destacam-se os levantamentos topográficos e planimétricos produzidos com diferentes escalas e detalhe de acordo com os fins pretendidos.

Fotografias aérea analógica e digital

A fotografia aérea é uma das fontes mais utilizadas pela Geojustiça, ao nível do estudo da evolução da propriedade/histórico dos lugares (através da fotointerpretação é possível caracterizar um caminho, determinar a existência de um muro, etc)

Para Portugal existe um acervo considerável de fotografia aérea, de diferentes datas disponíveis a partir da década de 1940/1950.

Ortofotomapas

O ortofotomapa é uma fotografia aérea corrigida das distorções causadas pela inclinação da câmara e pelo relevo do terreno. Deste modo, são mais rigorosos e adequados para realização de medições e cálculo de áreas.

A Geojustiça além de adquirir este tipo de informação é igualmente produtora de ortofomapas a partir da tecnologia VANT, em parceria com a Firemap, ajustando a resolução e precisão às necessidades pretendidas.

Se desejar saber mais sobre os nossos serviços de Informação Geográfica, não hesite em contactar-nos.

Contactar